12 Fev

Viva o momento presente!

É tão bom viver o momento presente sem estar preocupado com o futuro ou deprimido a pensar nas nossas experiências do passado. Viver no presente traz-nos a sensação de liberdade e uma paz profunda!

Será que vive o momento presente, ou a sua mente está constantemente a divagar e presta pouca atenção ao aqui e agora?

Nós somos o resultado do passado, das nossas experiências, mas é hoje que estamos a construir a nossa realidade. Acredito que o que vai acontecer amanhã está a ser cocriado por nós, no momento presente.

O Tempo comanda muitas vezes a nossa vida pois ainda não sabemos viver sem pensar nele. E se eu lhe disser que o tempo é apenas uma ilusão?
Quanto mais estivermos concentrados no tempo passado ou a pensar no futuro, menos estaremos presentes no aqui e no agora, o único momento que de facto é real e que existe.

Já pensou nisto?

Algumas pessoas apenas começam a apreciar a vida e o privilégio que é estarmos vivos, quando aparece uma doença grave ou perdem uma pessoa próxima. Quando isso acontece, passamos a olhar para as oportunidades diárias de recomeçar como uma dádiva e percebemos a sorte que é estarmos vivos.

E você, vai esperar para começar a viver, ou vai já hoje trazer a sua mente para o agora e começar a apreciar a verdadeira liberdade e o privilégio que é, estar vivo?

Hoje fique atento aos seus pensamentos e perceba onde está a sua mente: no presente, no passado ou no futuro?

Perceba quanto tempo passa a lamentar-se por acontecimentos passados, quantas vezes pensa no futuro e imagina cenários, que o angustiam…
Nesses momentos ordene de imediato à sua mente que pare e que volte ao momento presente.

Respire, agradeça cada pensamento e, regresse ao aqui e agora!

Como fazer isso? Vou dar-lhe alguns passos, para se recentrar, através da Meditação!

Sabia que a prática da Meditação é também um potenciador da cura interna e uma ferramenta muito poderosa que nos permite viver no aqui e agora?

Hoje convido-o a realizar a seguinte prática para o ajudar a recentrar-se:

  • Escolha um local, seja na sua casa ou no exterior.
  • RESPIRE e apenas contemple tudo o que está à sua volta, escolhendo estar de olhos abertos ou fechados. Fique atento ao ambiente onde se encontra. E, sempre que a sua mente o levar para longe, volte a respirar e regresse ao aqui e ao agora.
  • Marque no seu relógio o tempo que for confortável para si e agradeça a si próprio no final desta prática, por estar a treinar a sua mente para estar no momento presente que é o único que de facto existe.
  • E lembre-se que… a VIDA, é Agora!

? Eternamente Grata ? Love & Light
Ana Pedroso, Transformando Vidas pelo Mundo ?