01 Jul

Transformação Pessoal & Autoconhecimento: vai ao encontro da tua melhor versão

Dedico esta semana ao Tema da Transformação Pessoal, uma ferramenta que está ao dispor de qualquer pessoa que não se sente satisfeita ou alinhada com o seu propósito. Para alcançares esta Transformação tens que, em primeiro lugar, assumir a Responsabilidade de que a tua vida é o que fazes dela.  Somos nós os Responsáveis por aquela que é a maior empresa de todas: a nossa Vida!
Cada ser Humano é único. Cada pessoa é um mundo. Cabe a cada um descobrir como desencadear o seu processo de Transformação Pessoal. Cada pessoa vive este processo através de uma experiência exclusiva. Para conseguires alcançar esta Transformação tens que começar por lidar com os teus próprios medos e identificar o que te incomoda. Existem muitos obstáculos que nos impedem de avançar neste processo de Transformação já que, muitas vezes, não conseguimos perceber o que há a mudar na nossa história.
Também eu um dia decidi que estava na altura de Mudar. Tive que ter Coragem. Sim, Coragem porque o mais fácil é permanecer na nossa Zona de Conforto que é um local muito desconfortável na Realidade.

Cientificamente, o nosso cérebro precisa de 21 dias para que a mudança se transforme num hábito. Então, se queres mudar tens que incluir um novo hábito e praticá-lo durante 21 dias seguidos.
Seja qual for a área em que te sentes insatisfeito reconhece que TUDO mas TUDO se pode transformar, desde que te permitas a essa mudança. O exemplo da Mudança começa em Ti. Pensa. Se tivesses apenas 8 dias de vida, o que farias de diferente a partir de Agora?
A Proposta que te faço Agora é a de que pares para refletir… Como anda o teu dia a dia? Sentes Stress ou que a carreira estagnou? A tua vida pessoal e os teus relacionamentos estão desgastados ou são sistematicamente colocados em segundo plano? Sentes que perdeste o controlo?

Chegou a Hora de apostares na Transformação Pessoal que te permite voltar a entrar no caminho de uma vida plena e abundante. Como tal, vais ter que começar por modificar pensamentos, atitudes e abandonar as crenças limitantes. A Transformação Pessoal leva o seu tempo. Tal como a borboleta para se transformar teve que ser uma lagarta no casulo. O tempo do tempo tem o seu tempo. Com pequenas ações no dia a dia, mas praticadas de forma consistente, com um compromisso que assumes contigo mesmo, consegues chegar lá.
Partilho em seguida 5 passos para que consigas alcançar a tua Transformação Pessoal e, deste modo, melhorar todas as áreas da tua vida
1. Ama-te e pratica o AutoElogio

Um dos principais fatores de estagnação pessoal e profissional é a falta de autoestima. Muitas vezes, somos prisioneiros dos nossos próprios pensamentos, não acreditarmos em nós e nem que somos capazes de fazer algo diferente. O primeiro passo para a Transformação passa por acreditares em ti mesmo e reconheceres o teu valor. O autoelogio não deve ser confundido com arrogância ou exibicionismo. Consiste apenas na constatação dos teus valores, das tuas habilidades, de conseguires arriscar e te permitires crescer e, desse modo, alcançares as mudanças necessárias na tua vida profissional e pessoal. Acreditares no teu próprio potencial é uma das chaves para o sucesso.
2. Desenvolve a Inteligência Emocional
Atualmente, o mundo empresarial procura pessoas dotadas de uma inteligência emocional bem desenvolvida, que tenham a capacidade de gerir bem as suas emoções. Essa capacidade consiste no controlo das nossas emoções de forma inteligente, impendido que essas emoções tomem conta de nós. Ao desenvolveres a tua inteligência emocional, tens como base sentimentos positivos e será possível localizar as tuas qualidades e reconheceres o que te limita em todas as esferas da tua vida.
3. Valoriza e comemora as pequenas conquistas
É comum associar recompensa a grandes ações e conquistas. Entretanto, muitas vezes esquecemos que os grandes feitos não se realizam de repente. É preciso um trabalho quotidiano, dar um passo de cada vez, para que a caminhada seja possível. Fizeste uma caminhada? Celebra! Começaste a dieta? Celebra! Acabaste o relatório? Celebra! Toda a grande caminhada começa com pequenos passos. Aprende a aproveitar a jornada e não apenas o destino.
4. Não adies atitudes importantes
A Procrastinação é um fator limitante que muitas pessoas enfrentam. Nem sempre é possível cumprir tudo aquilo que a vida pessoal e profissional exige de nós mas é muito importante desenvolver a capacidade de selecionar aquelas atividades e ações mais importantes e não adiá-las. Coloca foco nas tuas atividades e compromissos. Aprende a criar hábitos e a estabelecer rotinas para a realização das tuas responsabilidades. O teu cérebro e corpo acostumam-se com a nova rotina em menos de 30 dias.
5. A perfeição não é uma necessidade
Uma das principais características da modernidade é uma exigência cada vez maior sobre as pessoas. Fazeres sempre o teu melhor não significa que tudo sempre sairá perfeito. Ter isso em mente é fundamental para que não fiques frustrado quando algo não sair como o esperado ou quando descobrires que, às vezes, não consegues cumprir tudo no prazo estipulado. Claro que devemos procurar sempre fazer o nosso melhor.
Certos momentos da vida exigem de nós uma transformação pessoal. O caminho para essa transformação não está em realizar grandes modificações nas nossas vidas mas nos pequenos detalhes. Entretanto, isso não significa dizer que é algo simples de se conseguir sozinho.
Acima de tudo, para alcançares esta Transformação Pessoal não tenhas medo de Mudar e de largares a tua zona de Conforto. Não há problema em identificar as nossas imperfeições. O mais importante é o que fazemos a partir daí!