21 Out

+ LIDERANÇA + INTUIÇÃO

SEMANA-DA-LIDERANCA

Vivemos num mundo complexo com excesso de informações, sendo que, cada pessoa, por si só, é um mundo diferente.
O verdadeiro LÍDER do Paradigma Atual tem que ter a capacidade de se liderar a si mesmo em primeiro lugar.

Esta é a diferença quando alguém procura a minha Mentoria porque deseja tornar-se um Líder Competente e com sustentabilidade para manter a sua Equipa!

E assim iniciamos a transformação por ti!

Um Líder lidera de acordo com as suas Convicções!
Quais são as suas???

O que acredita que um Líder de Sucesso tem de fazer de diferente para ser visto como tal, e conseguir atingir os objectivos e metas, aos quais se propõe?
Tem que fazer a diferença é querer muito!!!

Tem que liderar cenários de mudança, para obter resultados e tornar-se flexível.
Um bom Líder é o que forma outros líderes a usarem todas as suas capacidades e a nutrirem a sua Auto-Estima.

Liderar é arranjar soluções a partir da capacidade dos outros. Tirar partido das competências do outro, dentro de uma Organização. Um líder orienta, protege, é resiliente e flexível. É a interação e a empatia que faz toda a diferença no que diz respeito à produtividade.

Acha que trabalhar mais horas representa maior produtividade e qualidade? Alguma vez tinha pensado nisto?

Tem que existir congruência entre as palavras, os gestos e os comportamentos. Comunicamos com palavras, com o tom de voz e com a linguagem corporal.
As pessoas lembram-se mais de como as fazemos sentir, do que aquilo que dizemos. Aqui entra a área da minha especialização Inteligicencia Emocional para uma Liderança Eficaz e a Neurociencia que enraíza as motivações que leva o ser humano a desejar Ser Líder.

Todas as pessoas têm uma parte que é aberta (socialmente conhecida), pontos cegos (que eu não sei sobre mim, mas os outros sabem), Eu secreto (existem coisas sobre mim que somente eu sei) e o Eu desconhecido (a parte que nem eu nem os outros conhecem sobre mim). É muito importante para um Líder saber “ler”, sentir o outro.

Podemos influenciar os outros através de algumas ferramentas:

1 – Reciprocidade – ajudar os outros. A Gratidão é um poder forte e nunca é visto como manipulação
2 – Compromisso & Coerência – Sermos coerentes com os compromissos que assumimos. Dar a palavra e cumprir. Sermos pessoas de palavra.
3 – Aprovação social – Provocar satisfação para agir de acordo com um coletivo. O que a maioria faz, de certa forma, influencia-nos. Somos seres sociais. As pessoas esperam a validação das outras para diminuírem as suas inseguranças.
4 – Carisma – Um bom líder tem que ter carisma. Tem que ter uma personalidade forte.
5 – Autoridade – Ter autoridade para liderar. A roupa que se veste também influencia os resultados. Um padrão de voz adequado e um tom seguro confere mais persuasão e segurança.
6 – Escassez – Um líder vive em abundância. Não alimenta escassez de sentimentos nem de atitudes.

Há uma grande diferença entre o Líder e o Gestor/Diretor/Presidente, estes últimos apenas buscam controle para Planear.
O Líder facilita a mudança, faz com que as pessoas queiram fazer coisas e executem, coloca o seu foco nas pessoas, projetando  o futuro.

Os resultados são fruto do trabalho em grupo, Cultivando o poder pessoal das pessoas e mantendo os bons relacionamentos.
Aposta na Informalidade e na abertura dos processos fluidos.
Um líder aprende e incentiva os outros a encontrar às suas próprias respostas.

Há algumas palavras que devem ser proibidas no caso de quereremos persuadir os outros e, desse modo, Liderar.
Palavras que nos afastam do objetivo da Liderança: MAS, TENTAR, ACHO e NÃO.
MAS – Esta palavra corta todo o contexto da frase. Pouco importa o restante da frase.

O MAS é inibidor e Elimina tudo o que está antes da palavra, criando um espaço para uma nova linha de raciocínio. A palavra Mas elimina a Unidade.
A outra palavra a evitar é o TENTAR – Esta palavra já dá a sensação de derrota. Não devemos dizer que vamos tentar. Devemos dizer que vamos fazer.

A palavra ACHO também deve ser substituída por outra – Quem acha não sabe. Quem sabe não acha. Uma autoridade não acha. Diz. Portanto a palavra ACHO deve ser substituída por o “com base em …”. Se quer resguardar-se mostre a fundamentação científica. Será muito benéfico.

Outra palavra a evitar é a palavra NÃO – Ao usarmos a palavra NÃO estamos a dizer aos outros para apagar a informação. Mas não sabemos se a irá apagar ou não.

A atuação do Líder também está muito ligada ao Autoconhecimento, procurando um melhor desempenho profissional dos colaboradores à sua volta, investindo na auto motivação, na melhoria, na autoestima, na elevação do otimismo e liderança eficaz, buscando o equilíbrio emocional do líder e dos seus liderados.
A “Moldura” de um líder pode ser dividida em Autoconhecimento, Visão, Missão e Valores; Equilíbrio Emocional; Liderança; Atitude; Desenvolver Pessoas, fazer uma Escuta Ativa e acautelar o Feedback.

Os nossos estados, sentimento de emoções são criados pela nossa fisiologia, linguagem e com base em crenças e convicções. O estado emocional em que estamos determina o nosso comportamento.
Um líder para se tornar EXCELENTE tem que estabelecer um contacto ocular empático e confiante. A falta de contacto ocular denota falta de confiança.
As mãos são o megafone das palavras. Quando tenho as palmas das mãos viradas para cima não estou a exercer autoridade, estou a pedir cooperação. Se quero dar uma ordem ou diretiva, deve colocar as palmas da mão para baixo. A linguagem corporal é muito importante. Há muitas pessoas que são líderes mas não conseguem liderar porque descuram a linguagem corporal. O que faz do seu corpo e da forma como o gesticula?

Um líder tem o seu próprio estilo. Autenticidade. Não copia.

E sabe ouvir ativamente o seu colaborador, percebendo o que o colaborador está dizendo e a forma como está dizendo.

O líder oferece sugestões concretas e faz perguntas abertas com o propósito de alavancar o colaborar a uma ação concreta. Um líder demonstra sempre empatia. Pensa sempre no que há a melhorar, identificando os pontos fracos sempre com o foco na solução e pontos fortes. Um líder sabe que tem 100% de responsabilidade em tudo o que acontece na sua vida e na sua empresa.