04 Mar

MOTIVAÇÃO & SUCESSO

“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”, Paulo Coelho. Se for para desistires de alguma coisa, desiste de desistir. Os teus sonhos merecem a tua persistência. A Motivação é um impulso que faz com que as pessoas se coloquem em ação para atingir os seus objetivos. Quanto mais motivada uma pessoa está mais produtiva é. Todos nós temos objetivos e podemos obtê-los de diferentes maneiras. A motivação é um dos processos cognitivos mais importantes para o teu sucesso.

A motivação é a força interna que te empurra na direção das tuas metas, objetivos e sonhos! É a motivação que faz com que os indivíduos deem o melhor de si e façam o possível para conquistar o que desejam. Não deves confundir, no entanto, motivação com obsessão.

A palavra motivação deriva dos termos latinos motus (“movido”) e motio (“movimento”). Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos. O conceito também se encontra associado à vontade e ao interesse. Por outras palavras, a motivação é a vontade para fazer um esforço e alcançar determinadas metas.

A motivação implica a existência de alguma necessidade, seja ela absoluta, relativa, de prazer ou de luxo. Quando uma pessoa está motivada a “algo”, considera que esse “algo” é necessário ou conveniente. Visto isto, a motivação é o vínculo que leva essa ação a satisfazer a necessidade.

A Psicologia estuda este tópico para tentar perceber porque é que as pessoas se comportam de certa maneira e o que ocorre quando são ou não são motivadas.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de automotivação ou motivação intrínseca. Por outro lado, também há a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia na sua motivação.
Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram as suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando a suas necessidades são supridas, como a autorrealização, autoestima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

A motivação pode ser encontrada em várias áreas como nas Organizações, na Liderança, no trabalho ou no campo pessoal. Por exemplo, nas empresas é a motivação que influencia a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir o seu trabalho. Motivação e liderança são conceitos que estão intrinsecamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar os elementos da sua equipa. Quanto mais motivados, mais produtivos.

No comportamento motivado encontra-se uma sequência, que é constituída por cinco elementos: a necessidade; o impulso; a resposta; o objetivo e o alívio.
Sem motivação é impossível atingir qualquer objetivo. Por mais que se queira determinada carreira, formação ou conquista pessoal, sem a motivação não existe ação. E a ação é essencial: Não basta desejar, é preciso correr atrás.

A motivação está diretamente ligada à capacidade de resiliência. Se o indivíduo não está motivado, é muito provável que desista quando encontrar obstáculos e desafios. E é um fato: na busca de qualquer objetivo que seja, tu vais enfrentar dificuldades no caminho.
1 – Mantem o foco nas tuas metas e sonhos
Nunca deixes de te lembrar o que pretendes alcançar. Não perderes aquilo que tu queres de vista é importantíssimo para te manteres motivado. Nos momentos mais difíceis, é a expectativa de finalmente atingires os teus objetivos que te mantém na luta por eles.
2 – Desenvolve Autoestima e Autoconfiança
Acreditares em ti é um dos principais passos para te manteres motivado. Busca sempre desenvolver a autoestima e a autoconfiança. Conhece as tuas potencialidades, pois elas podem ajudar-te a enfrentar dificuldades e a te manteres resiliente.
3 – Encara os erros e falhas como aprendizagens
Para muitas pessoas, os momentos mais desmotivadores são as falhas e erros cometidos pelo caminho. É importante consciencializares-te, primeiramente, que esses eventos são inevitáveis. Pessoas que tentam e arriscam, invariavelmente, vão errar uma vez ou outra. O truque é aprender a ver esses momentos como oportunidades.
4 – Pensa positivo
Uma visão otimista da vida ajuda a manter a motivação. Olhar a vida sob uma perspetiva otimista ajuda muito no processo de motivação. Enquanto pessoas negativas costumam ver apenas as dificuldades e obstáculos, as positivas encontram caminhos e oportunidades.
5 – Inspira-te em Frases, músicas e filmes
Existem muitas histórias, frases e músicas capazes de inspirar e motivar. Afinal, a arte imita a vida, e existem muitas produções que ressoam com os nossos objetivos, histórias de vida e emoções.
A Motivação é o motor do sonho. Se não puderes fazer tudo, faz tudo o que puderes. Para aqueles que estão determinados a voar, não ter asas é apenas um detalhe. As melhores coisas acontecem para quem se levanta e faz!

Talvez te encontres num momento de dúvidas sobre se o que fazes realmente te motiva e te faz brilhar os olhos. É hora de REFLECTIRES sobre isso e, se não encontras a MOTIVAÇÃO que precisas para continuar esta caminhada, MUDA!
Arrisca mudar e seguir o que te faz FELIZ, Hoje!
Estou aqui para te ajudar a ficar mais Motivado.