29 Jul

Mente sã em corpo são confere-te uma vida plena

“Mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são) é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No seu contexto, esta frase corresponde a tudo aquilo que as pessoas deveriam desejar na vida. É deste modo que trago até ti, esta semana, o tema da Atividade Física porque se não estiveres bem com o teu corpo não estás bem com a tua mente.

Uma boa saúde mental depende do modo como encaramos algumas situações na nossa vida, especialmente as situações desafiadoras, que são dificuldades disfarçadas de oportunidades. Esta saúde mental está relacionada com pensamentos e sentimentos positivos sobre nós próprios, como pessoas e em relação às nossas aptidões. E também está cientificamente provado que a mente tem uma relação direta ou indireta com o corpo. Deste modo, à medida que “alimentamos” bem a nossa saúde mental (com emoções positivas, pensamentos adequados, etc.), melhor será a nossa saúde física.

A atividade física compreende qualquer atividade relacionada com os teus músculos, isto é, qualquer movimento que faz com que gastes mais energia do que se estivesses parado, sem qualquer tipo de movimento. Por exemplo, ao fazeres uma caminhada estarás a exercitar alguns músculos do corpo, resultando num gasto de energia. Ao estares em casa parado, não irás gastar tanta energia.
Os benefícios do exercício físico na saúde são vários:
1. Controlo do peso
2. Ajuda a dormir melhor
3. Aumenta os níveis de energia
4. Combate algumas doenças
5. Melhora a autoestima
Ao praticar exercício físico estás a melhorar aspetos cardiorrespiratórios e musculares, bem como a tua composição corporal, peso e estrutura óssea, promovendo a autonomia física e ao mesmo tempo a parte cognitiva.
É importante salientar ainda que o exercício físico aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, ou seja, ajuda a aumentar os níveis cognitivos. Isto acontece porque o sangue fornece glicose e oxigénio, o que vai permitir ao cérebro uma melhor execução de tarefas como a atenção e concentração mental. Em suma, a atividade física promove o teu bem-estar e a tua saúde mental, melhorando o humor e o sono e diminuindo a ansiedade e o stress.
A atividade física é imprescindível para que o teu corpo se mantenha saudável e em equilíbrio. Em todos os instantes da nossa vida o movimento está sempre presente. Desenvolver alguma forma de atividade física é uma necessidade básica para o bem-estar físico e mental do ser humano e é essencial no combate ao sedentarismo e aos seus efeitos nocivos.
Organiza no teu dia a dia uma rotina de exercício físico. Se não tens esse hábito começa por fazer uma pequena caminhada e vai progredindo um dia de cada vez. O ideal é que o faças no mínimo 3 vezes por semana.  Quanto maior for a diversidade dos estímulos que dás ao teu corpo, maiores serão as possibilidades de atingires uma melhor performance e resultados.
Estudos apoiam a premissa de que o uso de dois ou mais tipos de exercícios aeróbios, no teu regime de treino, pode funcionar como estimulador e proporcionar adaptações importantes no teu organismo.
Os benefícios de praticar diferentes modos de atividade física são inúmeros e conforme vais aumentando a sua frequência vais reduzindo a falta de motivação para o exercício. Uma atividade física permite-te obter mais flexibilidade de movimentos, sendo ainda muito importante que estejas satisfeito com a prática escolhida e que a mesma seja executada num ambiente agradável.
A atividade física permite-te também escapar à rotina e quebrar a monotonia dos dias, ao mesmo tempo que estás a estimular o teu corpo de forma completa e correta.
As atividades físicas ajudam a elevar os pensamentos positivos uma vez que ao movimentar o corpo, o organismo liberta substâncias que provocam boas sensações. A prática constante de exercícios físicos ajuda a minimizar dores musculares, promove mais saúde e melhora a autoestima.
O teu corpo é o teu templo. É através dele que podes vivenciar esta maravilhosa experiência humana. Trata bem desse templo que te foi emprestado por uns anos, nutrindo-te também como mereces. Mantém o teu corpo enérgico, forte, flexível, bonito e cuidado, sabendo que isso não diz nada sobre ti. Honra o teu corpo todos os dias. Aceita-o como é e usufrui dele, sendo que a proposta é que cada vez sejas mais uma mente sã num corpo são!