31 Mai

Hábitos de Sucesso e Transparência: Fazes a tua checklist?

Que hábitos tens e o que fazes com eles? Fazes uma checklist todos os dias daquilo que queres convidar para a tua vida? És transparente para os outros, comunicando com assertividade e clareza? Mais importante: és transparente para contigo mesmo?
Esta semana escolho o tema Hábitos de Sucesso, sendo que sucesso é uma definição muito própria de cada um. Ou seja, cada pessoa tem a sua própria definição do que é ter sucesso. Há rituais que podes seguir para alcançar um estado de paz interior que te permite ser essa Paz para os outros. Por exemplo, começar o dia a Agradecer. A agradecer por estares vivo, por teres saúde, por teres dormido num colchão macio… A Gratidão é o principal hábito que deves estimar e cultivar todos os dias. Há uma frase, de um autor desconhecido, que refere exatamente isso: “Não são as pessoas felizes que são gratas, são as pessoas gratas que são felizes”.
Depois, se queres ter uma vida plena de abundância e prosperidade, tens que perceber se existe coerência em ti. Ou seja, se o que falas ou o modo como te comportas está alinhado com o que pensas e sentes. Se assim for, alcanças a transparência necessária para viveres de acordo com o teu sentir. Quando te respeitas, o teu corpo sente respeito.
Outro hábito de sucesso que te posso indicar é que troques a procrastinação pela pro-atividade. Não esperes que sejam os outros a trazer-te a felicidade de “mão beijada”. Tu és o principal responsável por ela. A felicidade não mora fora de ti.
Deixo-te agora algumas dicas de outros hábitos que podes cultivar, se assim o sentires, de modo a Transformes-te na tua melhor versão de sempre!
1 – Visualiza os teus objetivos/sonhos

Visualizar o que queremos e desejamos é um passo fundamental na conquista das nossas metas. Assim, devemos visualizar diariamente aquilo que pretendemos que aconteça. Faz disso um hábito e alcançarás resultados positivos. Por exemplo, se te custa adormecer, experimenta visualizar como desejas que seja o dia seguinte. Não te foques em preocupações ou momentos de stress do dia que passou, pensa em como gostarias que fosse o dia de amanhã. Acredita que, para além de adormecer mais rapidamente, o dia a seguir se iniciará de maneira mais suave e positiva.
2 – Define prioridades
Muitas pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo, dispersando no tempo e ficam sem o foco. Para evitares que isto aconteça, deves perguntar qual é o objetivo final. Traça um plano. Depois com base nisto, deixa de lado tudo aquilo que não importa para atingir a meta desejada. Reconhece uma oportunidade no erro.
3 – Encara os problemas como desafios a superar. Não deixes para depois o que tens que resolver agora. Quanto mais cedo resolveres, mais cedo te libertas do que te pode estar a bloquear. Comunica com assertividade e não com agressividade. São estes desafios que te vão fazer crescer.
4 – Estuda todos os dias. Aprender todos os dias algo novo pode agregar-te valor. Escolhe um livro, uma revista, um filme que te agregue valor. Tenta ser criterioso na informação que consomes todos os dias. Higieniza a tua mente.
5 – Valoriza as tuas conquistas diárias. Recompensa-te por cada objetivo conseguido. Deste modo irás conseguir ficar motivado para novos passos e metas. Celebra sozinho ou acompanhado. Mas celebra.
6 – Cuida da tua saúde, a começar pela alimentação. Somos o que pensamos mas também somos o que comemos. Que alimentos convidas diariamente para o teu corpo que é o templo que te acolhe? Esses alimentos nutrem-te ou intoxicam-te? Questiona o que trazes todos os dias até ti e sente se são as escolhas certas.
7 – Sê Positivo. Há sempre um ângulo diferente de olhar para a mesma situação. Trabalha nos teus autosabotadores e tenta perceber o que podes tirar de positivo mesmo de uma situação mais desafiadora.
Alguns hábitos são mais fáceis de construir que outros, variando quanto ao tempo que demoram até estarem completamente integrados na tua rotina. Tens que ser paciente contigo e aprender com os próprios erros. Se, em determinado dia, não realizaste um dos hábitos de sucesso, tenta perceber o que falhou, ultrapassa o obstáculo e regressa ao hábito no dia a seguir. Sempre com determinação, clareza e transparência.