22 Jul

Gestão Pessoal & Emocional: cuidas bem da Maior empresa que existe e que é a tua Vida?

Sabes que a maior empresa da tua vida é a tua vida? Como cuidas dela todos os dias? Esta semana trago até ti o tema da gestão pessoal e emocional. Como geres a tua vida? Que pensamentos cultivas na tua mente, que alimentos convidas para o teu corpo, exercitas-te, tomas bem conta de ti? Respeitas o teu sentir ou vives em função do que os outros esperam?
Todas estas reflexões podem levar-te à conclusão de que estás a fazer uma boa ou má gestão daquela que é a maior empresa de todas: a tua Vida!
A gestão pessoal inclui também a gestão das emoções e está intrinsecamente relacionada com o autoconhecimento, a mais importante viagem que um ser humano deve fazer: a viagem para dentro de si mesmo. Devemos desenvolver habilidades para que o nosso Eu se torne o autor da nossa história.
Entre as características da inteligência emocional encontra-se a capacidade de controlar impulsos, de canalizar emoções para situações adequadas, de praticar a gratidão e de motivar as pessoas.
Uma das vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivarem, de seguirem em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Pessoas com inteligência emocional são resilientes.
A inteligência emocional também está relacionado com a “inteligência social”, presente na psicologia. Trata-se de um conceito criado pelo psicólogo Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
Entre as características da inteligência emocional encontra-se a capacidade de controlar impulsos, de canalizar emoções para situações adequadas, de praticar a gratidão e de motivar as pessoas.
De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:
• Autoconhecimento emocional
• Controlo emocional
• Automotivação
• Empatia
• Desenvolver relacionamentos interpessoais
A inteligência emocional, para grande parte dos estudiosos do comportamento humano, chega mesmo a ser considerada mais importante do que a inteligência mental (o conhecido QI), para alcançar a satisfação em termos gerais.
Há alguns exercícios que podes fazer para desenvolver a inteligência emocional.  A meditação melhora o raciocínio e o autocontrolo. Faz pausas e foca-te na tua respiração. Deixa o teu pensamento livre e observa-te a ti mesmo. Cuida do teu humor. Escreve um diário de gratidão. Faz reflexões sobre o teu comportamento face a uma situação complexa. Vive o presente como se fosse um presente. Avalia os passos que dás e, acima de tudo, sê gentil para ti mesmo.
A inteligência emocional permite-te viver com mais plenitude e tranquilidade.
Para uma melhor gestão pessoal tens que cultivar uma mente organizada. A organização auxilia-te na concretização das tarefas a que te propões. A mente organizada traz-te uma clareza em relação ao foco. Uma mente organizada e focada consegue maiores resultados do que uma mente dispersa. Acrescenta-lhe disciplina e compromisso e irás conseguir alcançar o sucesso e a Alta Performance. Torna-te um mestre na Arte de Fazer Acontecer!
Propõe-te estudares todos os dias um pouco mais. O conhecimento é uma tarefa consistente.
“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.”, Séneca.
Transforma a dificuldade numa oportunidade! O problema não está no problema. Está na atitude em relação ao problema!
Estás disponível para descobrir a Tua Melhor Versão?
Que ações vais tomar para que a vida manifeste o que desejas?
O movimento para que isso se manifeste é da Tua Responsabilidade.
Não adianta falar, tens que AGIR. É o medo que deita tudo a perder!
Quem quer, tem que fazer acontecer!
Faz acontecer com o que tens ao teu alcance, fazendo uma boa gestão pessoal e emocional da Tua Vida!