08 Jul

Entusiasmo: o que te faz brilhar os olhos todos os dias?


Esta semana trago até ti o tema Entusiasmo. O dicionário apresenta várias definições para a palavra entusiasmo. Deste modo pode ser “um grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma veemência com o que se fala ou escreve”. Entusiasmo também pode ser “admiração, um arrebatamento, uma explosão de alegria, uma excitação de maneira exagerada”.
Se formos até à etimologia, a palavra entusiasmo deriva do grego “enthousiasmos” que significa “ter um deus interior” ou “estar possuído por Deus”. Para mim, entusiasmo é tudo aquilo que te faz brilhar os olhos.
É por isso que o entusiasmo pode ser descrito como um estado de excitação da alma, quando esta experimenta uma paixão excessiva. O entusiasmo também pode ser caracterizado por uma alegria ruidosa ou inspiração súbita.
Uma vida com entusiasmo é uma vida com mais Vida. Como acordas todas as manhãs? Qual é o teu estado vibracional? De desânimo ou de entusiamo?
Se sentes que ainda não tens o entusiasmo que precisas, há várias ferramentas que te podem ajudar a alcançar esse estado. Podes assistir a palestras motivacionais, participar em seminários ou eventos, fazeres workshops, leres um livro ou ouvires um áudio que te suscite interesse.
O entusiasmo é um estado de exaltação onde parecemos mais alegres, empolgados, apaixonados naquilo que nos propomos fazer. É uma força transformadora que vem de dentro. O entusiasmo está muito relacionado com o sucesso, uma vez que pessoas entusiasmadas são motivadas e ativas e não necessitam do estímulo dos outros, acreditando na sua capacidade.
Como viver a vida com mais entusiasmo?
Partilho em seguida algumas dicas para obteres mais entusiasmo na tua vida.
1 – Valoriza-te e acredita nas tuas capacidades
A premissa básica do entusiasta é realmente ter total confiança nas suas competências. Confia nas tuas habilidades, características, virtudes, em tudo que aprendeste ao longo da tua jornada.
2 – Mantém o bom humor e alegria sempre
Está cientificamente provado que pensamentos e atitudes positivas atraem coisas boas. Portanto, adota sempre um sorriso no rosto, mantem-te positivo e procura agregar valor aos outros.
3 – Deixa de reclamar
De nada adianta querer viver com mais entusiasmo se as reclamações estão sempre presentes no discurso. A reclamação é a contramão da gratidão.  Troca a reclamação pela ação e escolhe a lente positiva para ver as coisas. Evita as intrigas e as fofocas que nada te acrescentam.
4 – Acrescenta valor a pessoas e ambientes
Ser uma pessoa melhor também afeta o nosso entusiasmo. Se acreditamos que podemos mudar o nosso mundo, o nosso redor, precisamos agir com mais cooperação. Importa-te com o outro, ajuda quem mais precisa, sê atencioso com amigos, familiares e companheiros no trabalho. Essas atitudes são bem vistas e colaboram para que sejamos pessoas melhores.
5 – Compromete-te e faz o que dizes
Foco e comprometimento são palavras-chave para quem busca uma vida com entusiasmo. Por crer que tudo é possível e que a tarefa pode ser executada, a pessoa entusiasta tem que ser focada e determinada a cumprir aquilo que lhe foi delegado ou a que se propôs. Faça tudo com carinho.
6 – Cuida do teu corpo
Além de te valorizares, de acreditares, de seres positivo e teres bom humor, deves cuidar do teu corpo tal como da mente. Faz exercício com regularidade para alcançares mais animação e qualidade de vida no teu dia a dia. É importante ler, consumir conteúdo de qualidade e manter a mente sempre em atividade. São itens que ajudam no entusiasmo da vida!
Estudos recentes comprovam que o entusiasmo é motivado por fatores internos e um desses fatores é o Autoconhecimento, ou seja, o conhecimento que temos de nós mesmos. Como podemos saber com clareza aquilo que nos entusiasma se não nos conhecermos verdadeiramente? O Autoconhecimento abre-nos as mais diversas portas para a Transformação das nossas Vidas. Investe no teu Autoconhecimento e em desenvolver diariamente atividades que te tragam Entusiasmo!
Para ter entusiasmo em realizar alguma coisa é necessário existir um interesse genuíno em relação a ela. Afinal, não é possível uma pessoa sentir-se empenhada de forma automática, sem uma real motivação. Por isso, é essencial que te procures conhecer para descobrir o que faz os teus olhos brilharem e sintas vontade de dar o teu melhor. É através do autoconhecimento que encontrarás o caminho para viver com mais entusiasmo e dar o devido valor a tudo o que consideras verdadeiramente importante.
O entusiasmo é fundamental para que vivamos uma Vida com mais alegria e determinação. Procura ajustar o teu estilo de vida, acredita no teu potencial infinito. Quanto mais entusiasmado tiveres mais rendimento alcanças e te metes em ação para concretizares os teus sonhos!