19 Nov

Criatividade & Felicidade: cria a tua vida!

Somos os criadores da nossa realidade. Quanto mais cedo aprenderes e o usares de forma consciente melhor.
A criatividade é um ingrediente necessário para uma vida mais plena e viva. Se somos criativos, somos ativos. Se somos ativos somos criativos.

Depois de te colocares em ação, surge a necessidade de imprimires criatividade à tua Vida. Criando novas formas de te empoderar, de te superar, de atraíres o que realmente desejas para ti.

A Criatividade é considerada como uma capacidade humana de grande valor universal, sendo nela que reside a memória “RAM” biológica para o impulso da evolução humana. É na capacidade criativa que existe a chave da evolução da humanidade. E Todos, sem exceção, temos a capacidade criativa. Conecte-se com as suas capacidades criativas.

A criatividade é um estado natural que, à medida que o tempo passa, é encoberto por crenças. Todas as pessoas nascem naturalmente criativas, mas muitas vezes somos nós, a escola, a sociedade em geral, a castrar esta criatividade. Se levas uma vida com uma atitude criativa levas uma vida mais vivida.

Estudos científicos apontam que o nosso cérebro tem quatro frequências: DELTA (quando estamos completamente relaxados/reconstrução celular), a faixa TETA (ainda relaxada, mas mais atenta ao mundo exterior) a fase ALFA (ainda relaxada mas mais ativo) e, por fim, temos a frequência BETA, uma onda mais errática responsável pela produção de stress e adrenalina (no fundo para situações de emergência). Só consegues ser criativo se estiveres num estado mais relaxado, de acordo com as tuas capacidades naturais, e se escolheres agir ao invés de reagires. Não podes criar se não parares para pensar. Não podes viver apenas a reagir.

Há três princípios que deves seguir para levares uma vida criativa: empatia, colaboração e experimentação. Se formos pessoas colaborativas, sem necessidade de competir com alguém, conseguimos ser pessoas mais criativas pois estamos simplesmente a usufruir da nossa liberdade.

A criatividade é uma maneira de atuar na vida, de fazer escolhas conscientes. É muito importante sermos observadores do nosso próprio corpo e elogiar a nossa criatividade. Sê gentil contigo mesmo. Dá mais tempo a ti mesmo para que as ideias fluam e a criatividade aflore. Cuida de ti com Orgulho! Se estiveres tranquilo, as ideias criativas brotam com naturalidade.

Rumi disse “eleve as suas palavras e não a sua voz. A chuva é que faz crescer as flores e não o trovão”.
A criatividade pode ser, no entanto, estimulada. Em seguida, indico 10 passos que podem ajudar a desenvolver a tua criatividade.

1 – Tem um olhar atento, observa como as coisas funcionam. A criatividade é um olhar consciente;
2 – Fica relaxado para que as ideias aflorem. É importante estares desocupado para deixar fluir o processo;
3 – Percebe a estrutura do que te rodeia, como funcionam as coisas. Com olhar criativo tenta perceber o funcionamento;
4 – Se pretendes respostas diferentes, faz perguntas diferentes. Sê curioso;
5 – Detém conhecimento, estuda muito e com método. Compromete-te a ser criativo. Sucesso é um por cento de inspiração e 99% de transpiração;
6 – Pensa diferente, tem consciência da uniformização que nos é imposta através de muitos sistemas;
7 – Tem coragem para seres criativo, para ousar. Faz diferente e tem a coragem de assumires essa diferença;
8 – Todo o processo criador é um processo de erro. Não tenhas receio de errar para aprenderes;
9 – Estuda o teu caso, mas não te prendas ao caso;
10 – Aprofunda o teu autoconhecimento. Tem uma visão clara das tuas capacidades. Sabe o que és, o que queres e para onde queres ir.

Uma pessoa criativa é, por todos estes pressupostos, uma pessoa mais alinhada com a sua essência e que irá trabalhar para viver uma vida mais de acordo com o seu sentir.

Eternamente criativa e grata, Ana Pedroso Sorrindo e Fluindo pelo Mundo 🌍