04 Fev

Coragem & Ação através do coração

📙 Atreves-te a viver de acordo com o teu coração ou com a tua razão?

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”, disse Aristóteles.

📙 A origem etimológica da palavra Coragem advém do latim *coraticum (cor + -atĭcum): ou seja, da associação entre a palavra latina cor, que tem como um dos significados a palavra coração o sufixo latino -atĭcum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede.

📙 O meu entendimento é que a Coragem está, deste modo, relacionada com a ação do teu coração. Coragem nada mais é do que agir com o coração.
Ter coragem é também assumir as rédeas da nossa verdade.

Muitas vezes a coragem é fruto da ocasião. Perante desafios, tu conheces a tua coragem.

Muitos defendem que a vida se contrai ou expande proporcionalmente à coragem do indivíduo.

📙 A coragem é o que tu encontras dentro de ti, quando mergulhas no teu interior.

Tu ganhas força, coragem e confiança em cada experiência em que tu te superas, encarando o medo de frente. O medo, na verdade, só é alimentado pela tua mente.

📙 Talvez a maior prova de coragem que podes dar seja suportar as derrotas sem perder o ânimo e o espírito positivo. A vida é aquilo que tu constróis. A tua ação gera uma reação. Os limites só existem na tua mente. É preciso impor algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.

📙 Agir com o coração é ter coragem. Ouves o teu coração de verdade? Conheces-te? Quanto maior o autoconhecimento maior a coragem. Ser corajoso não é ser agressivo. Pelo contrário. As pessoas corajosas não se alimentam de raiva nem colocam a responsabilidade da sua vida nos outros. Escutem a voz do vosso coração.

📙 Coragem implica sempre risco. Desperta emoções fortes. Coragem é a capacidade de colocar um pensamento em ação mesmo com as dificuldades que existem, mesmo que exista um risco real. Todas as pessoas podem aumentar o seu grau de coragem e superar os seus medos.

📙📙📙 Há algumas AÇÕES práticas para teres mais coragem:

1. Muda a tua mentalidade e encara os fracassos com outro ângulo. Foca-te mais na possibilidade das coisas darem certas do que erradas. Quanto maior o medo mais coragem vais precisar. Encara o erro como um grande aliado, uma vez que é a oportunidade para melhorares. Embora tenhas aprendido que nunca é bom errar, lembra-te que a vida é uma escola que nunca acaba, pelo que podes sempre corrigir a habilidade. Quem não erra, não aprende, não melhora. Não te preocupes com o julgamento dos outros. Assume riscos calculados e fracassa muito.
2. Foca-te no processo e não nos resultados. Foca-te naquilo que controlas e aceita o resultado que vem depois. Concentra-te e dá sempre o teu melhor. Na grande maioria dos casos não temos controlo nos resultados dos eventos, apenas controlas o processo, pelo que, é aí que tens que colocar o foco. Deste modo reduzes a tua ansiedade e necessitas de menos coragem para agir.
3. Acredita na tua capacidade de melhorar e de te tornares numa pessoa melhor. Quanto maior for a confiança menor é a coragem que necessitas. Investe o teu tempo, energia e dinheiro a investir no desenvolvimento das tuas capacidades e no teu autoconhecimento. O melhor investimento que podes fazer é em ti mesmo. Deste modo, vais alcançar cada vez mais coragem para viver a vida que realmente desejas.
Muitas pessoas têm certos receios que advêm apenas de memórias ou experiências negativas que viveram no passado. Na verdade, esses medos são alimentados apenas pela mente. Tem coragem para ter coragem. Começa por dizer que consegues. Reprograma a tua mente e liberta-te das grilhetas do passado.

📙 A coragem é a ausência de medo, pelo que, é preciso conhecer o que é o medo. Tudo existe em três níveis: Corpo, mente e alma. O medo pode ser instintivo ou intuitivo. Ter coragem é não deixar que o medo te controle. O medo está ligado à preservação do orgulho e do ego. O medo também é um mecanismo para proteger o teu ego. A maneira de lidar com este medo é libertares-te da importância do julgamento dos outros.

📙 O instinto de sobrevivência também te alerta para quando algo representa um perigo real. O medo vai-te fazer ficar mais atento. Escuta essa mensagem. Toma as decisões com base na tua intuição que acaba por ser a tua maior aliada. Todo o medo comporta uma mensagem e um significado. Tenta perceber o que te dizem os teus medos. Depois de perceberes isto, aumentas os teus níveis de coragem. Muitas vezes, as pessoas têm medo de coisas que ainda não aconteceram, ou seja, vivem no futuro.

📙 Se vives no momento Presente consegues ter mais coragem para agir de acordo com o teu coração!

Eternamente grata pela coragem,
Ana Pedroso Transformando Vidas