10 Dez

Clareza Gera Clareza!

Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável… A frase é de Sêneca e serve de mote ao tema desta semana: CLAREZA. És clara (o) no teu dia a dia? Sabes o que queres, o que não queres e para onde escolhes caminhar com Coerência e Equilíbrio????
Qual o caminho específico que deves percorrer para alcançares os teus objetivos?

Sabes bem o que queres? Tomas boas decisões? A clareza dos teus objetivos determina o fracasso ou o sucesso dos mesmos. É muito comum as pessoas não terem clareza, mas poucas o assumem. Escolhe com consciência onde queres colocar o teu foco de atenção.

Sabes onde queres que a tua vida floresça? Quais os pontos que tens de esclarecer?
Quando não sabes para onde queres ir, qualquer caminho serve. Sem ter clareza não sabes para onde estás a ir. A falta de clareza também te leva a dizer sim quando queres dizer não. Quando usas o GPS do teu carro, colocas o endereço final. E o mecanismo leva-te ao destino. Na vida também deves saber para onde queres ir.
Há algumas técnicas para atingir clareza, por exemplo, META-PERGUNTAS, perguntas poderosas através da resposta às seguintes questões:
O que buscas especificamente na tua vida? Como medes o teu objetivos? Quanto queres realmente? O teu objetivo é atingível? A tua meta é realista? Qual é o prazo que determinas para atingir a tua meta?

Outro modo para obteres mais clareza é reconheceres o contexto em que te encontras atualmente, identificar os recursos, potencialidades que tens ao teu dispor para alcançares o teu objetivo e saber o quanto depende de ti alcançares o objetivo ou não.
Também é importante definires positivamente o teu objetivo.
O que vais ganhar, receber com a sua concretização.
Descobre também o que te leva a querer atingir essa meta.

“A falta de clareza pode colocar travões em qualquer jornada para o sucesso.” Referiu Steve Maraboli. De facto, a ausência de objetivos é um dos grandes fatores de desmotivação na maioria das pessoas.

Brian Tracy, considerado um dos melhores especialistas em coaching do mundo, refere mesmo que a Clareza é responsável por 80% do sucesso da nossa vida pessoal, da nossa carreira, dos nossos relacionamentos, dos nossos negócios. O que é que queres? Quando queres? Como vais consegui-lo?
Escreve num papel quais são os teus objetivos claros. O que te vai fazer sentir realizado. Quem são as pessoas que te inspiram. O primeiro passo na Lei da Atracão é a clareza. Com clareza conseguimos atrair o que queremos até nós. Depois de escreveres todas estas respostas num papel e de ficar clara para ti a direção que queres seguir, deves fazer o mesmo com os passos que são necessários para esses objetivos.

Por exemplo, num restaurante, quando escolhes peixe ou carne és claro e objetivo. Com os sonhos também é assim. Quanto mais os descreveres mais claros estes se tornarão para ti.
É importante que todos os dias trabalhes na concretização do teu propósito. Descomplica, retira o excesso de informação ao redor dos teus objetivos.
Menos é Mais!

Recorda que quanto mais clareza tiveres nos teus objetivos mais fácil será determinares um caminho.

Termos clareza sobre o caminho que vamos tomar, definir os objetivos com precisão e saber os passos que devemos dar para nos tornarmos mais próximos da sua realização é a chave para o sucesso.
Reflete bem e analisa os teus objetivos. Conversa com outras pessoas e procura profissionais que te apoiem. Podes procurar apoio junto de um profissional qualificado para te apoiar, como por exemplo, consultor, mentor, psicólogo e coach, entre outros, os quais, cada um com o seu método, te proporcionarão apoio e ferramentas para alcançar esse objetivo com clareza e segurança, apoiando com definição de metas, elaboração de planos de ação, eliminação de obstáculos e limitações, gerar motivação e consistência no percurso para atingir o teu objetivo, através de um processo de autoconhecimento e identificação do TEU melhor caminho.

Revelo em seguida alguns tópicos simples que te podem ajudar a refletir e a ganhares mais clareza sobre que vida queres levar. Eis as questões às quais deves responder com sinceridade. Como queres ser? O que queres expressar sobre quem és? Que características pessoais queres colocar em movimento na tua vida? Como é que te queres sentir? Que sentimentos desejas alimentar diariamente? O que queres ter? Quais os recursos que queres alcançar, conquistar ou ampliar? Que experiências queres viver? O que queres contribuir para o mundo ao teu redor? O que queres compartilhar com os outros?

Mudar a tua realidade também depende da clareza com que determinas os teus objetivos.
Eternamente grata e clara, Ana Pedroso