14 Jan

Carisma & Relacionamentos

Já reparaste que há pessoas que quando entram numa sala chamam de imediato as atenções? O que é que faz com que umas pessoas sejam mais marcantes que outras?

O modo como se relacionam com os outros!

CARISMA é a forma de encantar, persuadir, fascinar ou seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir. Etimologicamente, o termo “carisma” originou-se a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.

Portanto, pode definir-se o carisma como a marca pessoal, o encanto, o brilho de cada um. Uma pessoa com carisma é dotada de um magnetismo próprio que pode ajudar a expandir a sua influência sem, no entanto, ser manipuladora.

Um líder tem que ser carismático, Inspirador! Todos os líderes são sedutores. Há imensas vantagens em ser carismático. É um mito que o carisma é uma qualidade inata. Carisma é uma habilidade como qualquer outra – que pode ser desenvolvida – não precisas de ser extrovertido para seres carismático.

Tens é que ser genuíno, autêntico!
Há padrões que se encontram nas pessoas carismáticas e que tu podes desenvolver.
Existem quatro tipos de características que identificam uma pessoa carismática:

Comunicação – Sabe ouvir com atenção e interesse as outras pessoas. Deste modo, fica em plenas condições de contribuir com orientações adequadas, integrar ideias criativas e criar consenso sobre as coisas;

Relacionamento – Sabe administrar o relacionamento interpessoal, encontrando modos e maneiras flexíveis de alinhar interesses entre as pessoas com quem trabalha;

Autoconhecimento – Compreende as próprias emoções evitando respostas automáticas e sabe como dar o melhor de si mesmo para fortalecer a sua autoconfiança e automotivação;

Foco – Tem objetivos claros e sabe como alcançar resultados pessoal e profissionalmente.

Nós tendemos a achar que pessoas carismáticas são as mais inteligentes mas estas, simplesmente aceitam e assumem as suas imperfeições, sendo que, fica mais fácil os outros identificarem-se com elas e estabelecerem laços.
1 – Adota uma atitude positiva. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas. Antes de pedires algo a alguém oferece algo a alguém. É o princípio da reciprocidade.
2 – Faz perguntas interessantes e demonstra interesse pelo outro. Faz a outra pessoa sentir-se importante e interessa-te genuinamente por aquilo que ela gosta. Faz perguntas abertas, que permitam uma conversa fluída.
3 – Mantem a atenção na pessoa com que estás a falar. Treina a tua capacidade de escuta. Uma pessoa carismática escuta mais do que fala. Faz perguntas para descobrir mais sobre o outro. Quando alguém fala, ela quer ser escutada. Evita mexer no telemóvel e olha nos olhos do teu interlocutor. Tenta que a pessoa que chega à tua vida saia mais feliz e alegre do que antes de terem conversado.
4- Atenta à tua linguagem corporal. Mostra as tuas mãos, deixa-as bem à vista. As mãos são para a nossa mente inconsciente um sinal de confiança. A mente humana desconfia quando não conseguimos ver as mãos do nosso interlocutor.

Todas estas dicas são muito práticas. Começa hoje mesmo a praticá-las.
Uma pessoa carismática tem mais chances de sucesso no mercado de trabalho e é mais fácil liderar.
Os três elementos do carisma são o poder, o calor humano e a presença. Ninguém receia uma pessoa carismática.
A nossa mente não consegue distinguir entre realidade e ficção. É por isso que choramos quando vemos um filme emocionante.
Quanto mais carismático mais chances tens para ter sucesso na vida.
Pessoas carismáticas fazem os outros sentirem-se bem, não falam de mais, investem na autoconfiança, não pretendem a auto aprovação dos outros.
Ser carismático não é querer ser o centro das atenções, mas sim, querer conquistar a confiança real dos outros.
Praticar uma escuta ativa, faz os outros sentirem-se valorizados.
As pessoas carismáticas sabem o valor de um sorriso direto, sabem que a positividade é a sua maior aliada.

Achas que és uma pessoa carismática?

Numa escala de 0 a 10, quanto te atribuis?

Podes trabalhar esta escala, só depende de ti.

Já pensaste em quantas oportunidades podes estar a perder por não desenvolveres o teu lado carismático?

Querida Começa hoje mesmo a trabalhar o teu carisma para atraíres para ti as excelentes oportunidades que a Vida tem para ti!