21 Jan

Autoconhecimento & Introspeção: Conheces-te a ti mesmo?

📙 *A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo” – Hermann Hesse

📙 Acede à essência do teu Ser buscando um conhecimento de quem és na realidade. Persegue o autoconhecimento como uma prática diária. Autoconhecimento significa CONEXÃO.

📙 A expressão “conhece-te a ti mesmo” do filósofo Sócrates é a definição mais simples do autoconhecimento.
O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação que o indivíduo faz de si mesmo, tornando-se num objeto de estudo.
No fundo é o que leva o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, a tornar-se num ser humano melhor, alcançando uma vida mais plena.

📙 A Introspeção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos dos seus próprios estados mentais, tomando consciência dele, deixando de fugir de si mesmo. Tens tempo para olhar para ti mesmo?

📙 Filósofos célebres como Platão, Spinoza e Freud fazem parte de uma tradição que vê o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz saúde e liberdade para a pessoa.

📙 Para se conhecer a si mesmo, o sujeito precisa refletir, e interpretar a si mesmo. Este é um trabalho que deve ser realizado diariamente.

📙 Na nossa infância não nos falam muito sobre os nossos sentimentos ou emoções. Não nos ensinam a dissecar o que sentimos. Dizem-nos o que está certo ou errado mas não nos dão oportunidade de refletir sobre isso. Temos que ser nós a reconhecer para transmutar o que sentimos que está menos alinhado com a nossa essência.

📙 O autoconhecimento pode ser obtido através da introspeção. Existem algumas ferramentas para silenciar/expandir a nossa mente tais como a meditação, o yoga, a psicoterapia, a fenomenologia, a psicologia cognitiva, a psicologia comportamental, a psicanálise, a hipnose, Mentoria, etc …

📙 Quando os nossos pensamentos começam a ficar turvos, temos que começar a observar a nossa mente e não o outro. Só deste modo conseguimos evoluir.

📙 O grande desafio do ser humano é conhecer-se e permitir-se. Passamos a vida toda comparando-nos aos outros, deixando-nos levar pelos modismos, pelas escolhas e expectativas alheias. Estamos repletos de crenças e travas que não nos permitem enxergar de verdade quem somos, e muito menos escutar a nossa voz interior.

⌛ O exemplo da mudança começa em ti. Pessoas que não se conhecem têm mais dificuldade em criar empatia com o outro. Se o teu ponto de partida é obscuro, como queres ler o outro?

⏳ Sê o EXEMPLO que queres VER, SENTIR e VIVER no MUNDO! Todos sabemos que não podemos salvar o Mundo, mas podemos Ser o Exemplo que queremos ver no Mundo de Hoje!

⏳ O Autoconhecimento significa estar consciente de quem tu és na essência. Descobrires no mais profundo e verdadeiro eu, quais são as tuas características principais que, te fazem agir da forma que ages, seres quem és, ou teres os resultados que tu tens.

⌛ Não pudemos falar de autoconhecimento sem falar de “consciência”, que faz com que o ser humano possa observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si. A partir da consciência, é possível tirar as suas conclusões próprias e verdadeiras do que é melhor e pior para a sua vida, não tendo tanta influência de sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho ou qualquer um que possa prejudicá-lo.
⏳ Para termos mais autoconhecimento nas nossas vidas, temos que trabalhar a nossa consciência. Estar ciente de cada vez mais coisas que acontecem dentro e fora de nós, sejam pensamentos, emoções, sentimentos, ações ou o que falamos, devem ser refletidas.

🍀 Há algumas PROPOSTAS e PRÁTICAS que podem ser usados para alcançar um maior autoconhecimento.

☀ 01. Trabalha a Autoestima
A autoestima é um ponto importante a ser trabalhado para o autoconhecimento. A autoestima é uma qualidade que melhora a nossa mente, o nosso corpo, o nosso humor e qualquer outra coisa conectada à nossa energia vital. Tendo mais energia, é possível autoconhecermo-nos mais e, consequentemente, harmonizar tudo o que está fora de nós também, sejam relacionamentos, vida profissional ou aspetos pessoais.

☀ 02. Cria atividades que levem à prática da introspeção
Diversas práticas físicas, como a Meditação e o Yoga, podem ajudar a silenciar a mente. Isso porque elas ajudam a focar em aspetos internos, como o equilíbrio e a respiração, que fazem o nosso corpo se harmonizar naturalmente. Criar práticas reflexivas é ideal para o autoconhecimento e para ter mais consciência do que está ocorrendo dentro e fora de nós.

☀ 03. Alinha o teu dia a dia com o teu propósito de vida
Já paraste para pensar quem és? Ou quais as conquistas que mais queres ter na tua vida? Quando sonhamos, geralmente sonhamos grande mas isso dá-nos a sensação de que alcançar esse sonho é trabalhoso. Mas se começarmos a dar simples passos diários para chegarmos mais próximo do sonho, estaremos cada vez mais próximos de realizá-lo. Por isso a importância da reflexão e da prática quotidiana.

📙 Autoconhecimento é uma prática infinita e maravilhosa. Embarca na viagem interior para conheceres os teus arquétipos, os registos que passaram de geração em geração e que compõem o inconsciente coletivo. Quando viajas dentro de ti começas a perguntar quem és de verdade, qual a tua missão.
Se não investimos no nosso autoconhecimento os sentidos vão estar desconectados.

🧡 * A vida é como o oceano, é preciso mergulhar de cabeça para sentir a sua profundidade”, referiu Carl Gustav Jung, um dos grandes nomes hoje da Psicologia.
Atreves-te a conhecer-te melhor?

🍀 Vem comigo dias 22, 23 e 24 Fevereiro à Maior Imersao de Autoconhecimento em Portugal 🇵🇹 no Hotel Fênix Tuela no PORTO!
WUN, Próxima Edição PORTO, Programa de Autoconhecimento & Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Inscrições + 351 912 574 432
info&anapedroso.pt