17 Dez

Assertividade & Qualidade de Vida

Bem-vindos à vida. Assertividade é o tema chave desta semana! Assumes as rédeas da tua vida? E atinges os resultados que desejas e te propões?

O QUE TE IMPEDE?

A origem da palavra “assertividade” vem do latim “assertus” ou “asserere”, que significa “afirmar, manter, clamar direitos sobre algo; abraçar um ponto de vista com firmeza”.

A Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, afirmando o seu “eu” com segurança e demonstrando que sabe o que quer. Normalmente a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e proatividade. Uma pessoa que é assertiva assume as rédeas da sua vida e não procrastina!
A palavra assertividade tem a ver com afirmação daquilo que sinto verdade para mim sem entrar em conflito com ninguém.
Uma pessoa assertiva expressa a sua opinião mas não ofende. Cuida das relações mas seja honesta com os próprios sentimentos e opiniões. Mantém o contacto visual direto quando comunica com o outro sem ser ameaçadora. Fala num volume que todos escutam, mantém uma postura tranquila e responde de forma direta às questões. Demonstra abertura, colaboração e flexibilidade para escutar o outro.
Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante, não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada mas indica que a pessoa anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte.
A assertividade revela maturidade e alta autoestima, uma vez que a pessoa defende as suas convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas.
A psicologia divide os comportamentos em 4 categorias: o passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo.
Relativamente à interação social, o tipo assertivo de comportamento é aquele que é mais saudável pois é benéfico para todas as pessoas que interagem, pois trata-se de um comportamento seguro, respeitoso e que demonstra capacidade de ouvir críticas e não usar essas críticas para criticar o outro de forma pessoal.
É importante referir que nem sempre uma pessoa demonstra apenas um tipo de comportamento, podendo ter comportamentos diferentes em situações e contextos diferentes.
Quem comunica com assertividade comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta. Convido-te a Desenvolveres esta competência no próximo Curso Certificado Internacionalmente, o Practitioner em PNL (Programação NeuroLinguistica).
Reflete sobre as vantagens da comunicação assertiva: melhora a capacidade de expressão e a imagem social; fomenta o respeito pelas outras pessoas; ajuda a resolver confrontos; melhora a capacidade de negociação; aumenta a autoconfiança; confere mais credibilidade, diminui o stress e aumenta os resultados na área pessoal e profissional.
Uma pessoa assertiva adota um comportamento saudável, seguro, respeitoso, consistente e maduro. Demonstra capacidade de ouvir críticas e não usa essas críticas para criticar o outro de forma pessoal.
Expressa as suas ideias, pensamentos e necessidades de forma clara e direta. Pessoas assertivas passam uma imagem positiva a quem as escutam.
Não agridem os outros!
A assertividade não é inata, ela é uma aptidão e como tal é uma habilidade que pode ser treinada.
As pessoas assertivas conseguem expressar-se com confiança e, como tal, a sua ansiedade diminui. Dominam mais facilmente as situações.
Alguns passos para que te tornes numa pessoa mais assertiva:

1. Pensa antes de falar e agir. Fala num tom de voz calmo e sem hesitações.
2. Fala de forma aberta, direta e honesta. Sem hesitações.
3. Diz “não” quando sentes que é não que queres dizer.
4. Faz e recebe críticas de forma positiva e construtiva.
5. Esclarece os mal-entendidos.
6. Admite os teus erros.
7. Está aberto/a ao compromisso e à negociação.

A assertividade faz com que a vida flua de acordo com o sentir da Mente, Corpo e Emoções.

Para alcançares assertividade deves cultivar o autoconhecimento, mas também deves querer saber e estudar muito. Quanto mais estudas mais claros ficam os teus pensamentos. Estrutura a tua comunicação. Cria condições para uma comunicação clara, estabelece um roteiro mental e comunica as tuas ideias.
Adota uma postura segura e firme, numa ótica de respeito por ti e pelos outros.
Dá a devida atenção a todos os que te rodeiam.
Assertividade significa levar aos outros um conteúdo verdadeiro de forma respeitosa.
Quanto mais assertivo fores na tua comunicação mais clara ela se torna. Deves planear, por isso, a tua comunicação para que a mesma flua, sem agressividade.
As pessoas assertivas sabem o que é o respeito, relacionam-se de forma sincera com os demais, conhecem-se a si mesmas, respeitam as suas vontades, têm autocontrole e estabilidade emocional, cultivam as suas habilidades comunicativas, sabem colocar limites e são independentes emocionalmente.
Eternamente Grata e Assertiva no meu dia dia, aguardo por Vocês dia 22 de Dezembro no último Curso Presencial de 2018, o Curso Aprenda a Meditar do Dr Deepak Chopra no Instituto Anna Mikii em LISBOA!
Mais informações info@anapedroso.pt
+ 351 912 574 432 (WhatsApp)