11 Fev

Aquilo em que te focas, é o que concretizas!

“Muitos dos fracassados da vida são pessoas que não se aperceberam de como estavam perto do sucesso quando desistiram”, Thomas Edison.

Foco, na literalidade da palavra, é “o centro de”, é o ponto onde se concentram os raios luminosos que passam por uma superfície transparente, é o ponto de convergência ou de onde saem emanações. Foco é poder. É direcionar. É a tua capacidade de usar a energia disponível de uma forma poderosa para alcançares o que te pode deixar realizado.

Para conseguires alcançar os teus objetivos deves estar focado. E foco exige paciência e determinação. Aquilo em que nos encontramos focados na maioria do nosso tempo, os pensamentos que mais se repetem na nossa mente, é o que define a nossa realidade futura. O sucesso é alcançado por aqueles que sabem definir quais as suas prioridades e se focam nelas, independentemente das distrações que possam aparecer.

O foco é a luz que te guia. Ser focado tem a ver com o poder de se concentrar. A habilidade de manter o foco é, de facto, um grande aliado no cumprimento de tarefas e projetos. Tal habilidade pode ser desenvolvida com a prática, e o nível da tua realização e do teu sucesso dependerá disso.

Uma pessoa focada é alguém que é determinado, que sabe com clareza qual o seu propósito ou objetivo. É alguém que é firme e que sabe bem o que quer. As pessoas focadas não deixam as tarefas que podem fazer hoje para amanhã.
Quando te focas não te deixas afetar por distrações ou pensamentos inadequados.

Quem é focado sabe que tem que fazer certas tarefas no horário em que todos os outros se estão divertido ou dormindo. Sabe a importância de ter que dizer Não. No entanto, não deixes que o foco se transforme numa obsessão. A chave para o sucesso a longo prazo é encontrares o teu próprio equilíbrio.

O foco não é um talento natural, é uma habilidade. E, como tal, pode ser treinada todos os dias. Há alguns passos que podes dar para desenvolveres o foco:

1. Cria o ambiente certo para o foco. Organiza o espaço para concluíres a tarefa a que te propões sem distrações;
2. Coloca intenção em tudo o que fazes. Visualiza os resultados;
3. Planifica as tuas tarefas e estabelece prazos para as terminar, passo a passo;
4. Escreve os teus objetivos a curto prazo. Compromete-te com o plano traçado;
5. Concentra a tua atenção naquilo que te propões concluir.

Como potencializar o foco?
Determina um Alvo
Estabelece uma meta clara, específica, com o máximo de detalhes e com uma data para ser concluída. A meta deve estar escrita, caso contrário podes esquecer-te.
Consistência
Aprende a dizer não. Elimina tudo o que desvia o teu foco e procura recursos que te ajudem a ser mais assertivo.
Comportamento
Analisa os teus próprios comportamentos e planifica as ações que devem ser tomadas diariamente para estares mais próximo da tua meta. Desenvolve um plano de ação. É importante que subas pelo menos um degrau por dia rumo ao objetivo. Elimina as distrações que surgem ao longo do dia.
Planeamento
Para atingires um objetivo deves planificar de forma eficaz. Traça um plano claro sobre o modo como vais agir de acordo com a tua meta. Se sentires que há muitas distrações, escreve quais são numa folha para que as elimines.

Meditar pode-te ajudar a ser uma pessoa mais focada, já que treina o teu cérebro para o silêncio. Quanto mais meditares mais foco vais ter. Uma alimentação equilibrada, exercício físico e dormires um sono reparador pode-te ajudar a ter mais foco. É por isso que deves cuidar muito bem do teu corpo.

O foco é a capacidade de nos concentrarmos única e exclusivamente numa tarefa, num objetivo, dizendo não para todas as distrações que aparecem na nossa frente. Isso é ser uma pessoa focada. Uma pessoa focada num único objetivo, concentra nele todo o seu tempo, esforço e energia.

Os primeiros minutos e horas são o ponto de partida para ter um grande dia focado em vencer as suas tarefas mais importantes. É por esse motivo que deves pensar melhor sobre como aproveitar da melhor forma essa incrível oportunidade que nos é dada todos os dias.
Foco é a habilidade de colocares a tua atenção no que quiseres.
Se tiveres dúvida qual é o teu foco questiona: Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?
Se tens uma visão, um objetivo, o que fazes todos os dias para alcançares essa meta?
Quando inicias uma tarefa, costumas interrompê-la para fazeres outras coisas?
Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, desenvolve-se e fortalece-se.
Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar o nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.

Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, no desporto, ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para o seu desempenho.
O Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. O Foco traz-nos um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.
Para onde direcionas a tua atenção diariamente?
Estás disposto a ter mais foco?